Feliz Natal!
Notícias
Breakfast Seminar “Career Management”: a experiência de André Freire de Andrade
Fevereiro 1, 2018

André Freire de Andrade, CEO Iberia & SSAfrica da Dentsu Aegis Networka, foi um dos oradores desafiados para evidenciar as lições aprendidas durante o seu processo de expatriação, no Executive Breakfast “It's Good2be here”. O evento proporcionou um ponto de encontro de profissionais com experiências semelhantes e outros com vontade de se aventurarem para fora de Portugal.


Quais as 3 ideias chave que destaca da sua experiência de expatriação?

AFA: “A expatriação é um desafio de integração cultural. Mesmo em mercados culturalmente aparentemente parecidos como o Brasil, as diferenças são muitas e há que entendê-las e saber utilizá-las da melhor maneira. É também um desafio de dimensão de mercado. O impacto das decisões, os investimentos necessários e o próprio risco de falhar ganham dimensões muito maiores em grandes mercados e é necessário ajustar a essa realidade. Outro desafio é o de ajuste familiar. Novos amigos, novas rotinas, sem família por perto.”


Quais pensa terem sido os fatores chave para o sucesso da experiência, em termos profissionais e pessoais?

AFA: “O sucesso passa por entender bem os fatores críticos e geri-los da melhor forma. A integração é chave: falar e escrever na língua, ler a história e entender a política e dinâmicas sociais, dar importância ao que localmente é importante. Ter uma vida equilibrada e integrada, criando comunidade de amizades e relações, locais e internacionais.”


Qual o próximo passo no seu percurso profissional?

AFA: “Portugal é uma opção difícil. A Europa ou América Latina são as opções naturais para a minha experiência tanto geográfica como de indústrias."



Escrito por: Cláudia Dias (AESE)