Notícias
Breakfast Seminar “It’s Good2Be Back”, com Manuel Schmidt
Janeiro 15, 2019

Manuel Schmidt – Diretor Executivo do Instituto Gulbenkian de Ciência – participou no painel que abrilhantou o Executive Breakfast “It’s Good2Be Back”, realizado no dia 20 de dezembro na AESE.

As suas primeiras palavras, “It is fantastic to be back”, refletem a clareza de espírito com que se refere a toda a sua experiência, nacional e internacional.

O seu percurso além-fronteiras começou em Moçambique, com a Siemens, período durante o qual assumiu o cargo de Diretor Geral. Posteriormente, atravessou o Oceano Atlântico e assumiu-se como Diretor Financeiro da Divisão Low & Medium Voltage na Siemens Brasil. Apesar da distância ao seu país de origem, Manuel procurou sempre manter alimentada a sua relação com a estrutura portuguesa, mantendo-os informados relativamente à sua situação profissional.

Passados quase dez anos no estrangeiro, compreendeu que esse seria o momento ideal para regressar a Portugal e permitir que os seus quatro filhos se estabelecessem num ambiente próximo da restante família, apesar de saber que teria de abdicar de certas condições e de que partiria para uma estrutura mais pequena. A decisão familiar alinhou-se à oportunidade e, desta forma, regressou à Siemens Portugal como Division Lead Controller da mesma divisão de negócios.

A transição decorreu conforme planeado e a adaptação ao país foi feita sem sobressaltos. Porém, Manuel sentiu-se mergulhado num contexto empresarial estático que parecia estagnado nas mesmas ideias, pessoas e processos e que era completamente alheio a toda a sua experiência internacional. A verdade é que a sua intenção refletia o oposto e – na sequência da situação que encontrou – soube que poderia alocar as suas competências de Gestão a um contexto diferente. A dificuldade na mudança de setor foi significativa e existiu um trabalho de networking que sustentou todo este processo.

Apesar dos obstáculos encontrados, a persistência e o planeamento permitiram-lhe – em abril deste ano – assumir o cargo de Diretor Executivo do Instituto Gulbenkian de Ciência.

Escrito por: ELPing