Notícias
Breakfast Seminar “It’s Good2Be Back”, com Rita Sousa
Janeiro 30, 2019
Rita Sousa, convidada a contar a sua experiência internacional no Executive Breakfast “It’s Good2Be Back”, a 20 de dezembro, na AESE, partilhou as estratégias de gestão e de abordagem ao mercado nacional para um regresso profissional assegurado com sucesso. Esta sessão foi uma iniciativa desenvolvida no âmbito do ciclo de “Career Management” da AESE.

A decisão de enveredar por uma carreira internacional era partilhada pelos dois elementos do casal, quando a oportunidade de emprego em Bruxelas surgiu para o seu marido: “Ambos fomos porque queríamos uma experiência internacional, com um regresso planeado”. Rita Sousa, tendo concluído à data o Executive MBA AESE/IESE, acompanhou-o e dedicou-se à área de desenvolvimento de negócio. Regressou em 2012 por uma decisão familiar, acelerada pelo convite para o marido assumir o cargo de Direção Geral, em Portugal, num momento em que o País se deparava com um contexto particularmente adverso.

Ao longo da estada em Bruxelas, Rita Sousa manteve “a rede de contactos muito ativa.” Procurou fazer a ponte com a filial Portuguesa da empresa onde trabalhava em Bruxelas, nomeadamente através de visitas regulares, sempre que havia ocasião de visitar Portugal. Chegada a altura, indagou a possibilidade de integrar a organização Portuguesa, tendo para tal contado com a recomendação da Direção Geral belga.

“A adaptação pessoal foi muito fácil, pela regularidade do contacto mantido com a família, amigos e network.” A nível profissional foi menos fácil por se deparar com uma realidade muito diferente da conhecida fora de casa. “A forma de trabalhar, a cultura local e o mercado foram os principais desafios encontrados”, no regresso de uma experiência que avalia como tendo sido muito positiva.

Escrito por: Cláudia Dias (AESE)