Notícias
Breakfast Seminar "Career Management", com Cristina Borges de Carvalho
Fevereiro 15, 2018

Mais mundo, eficiência e resiliência


A AESE convidou para o Executive Breakfast “It's Good2be here” Cristina Borges de Carvalho (36.º PDE), atualmente PR and Marketing Director em Portugal, do Hotel Anantara. Neste encontro, realizado a 21 de dezembro, a Alumna da AESE fez um balanço da sua experiência como Group Marketing, Communications Branding Director no UAE, Ghobash Group, no Dubai.

Uma breve entrevista, resumiu as principais expectativas e os fatores chave para construir essa etapa de sucesso na sua carreira.


Quais as 3 ideias chave que destaca da sua experiência de expatriação?

CBC: “Destaco que me deu mais mundo, i.e., adaptação e implementação de novas ideias e estratégias em Portugal. Proporcionou-me uma melhor preparação para lidar de forma eficaz com as equipas (procedente da experiência de lidar com temas, targets e equipas internacionais e transculturais). E ganhei ainda resiliência.”


Quais pensa terem sido os fatores chave para o sucesso da experiência, em termos profissionais e pessoais?

CBC: “Ter a mente aberta (Open mind) para lidar com vários contextos religiosos e culturais totalmente diferentes de Portugal. Não é possível gerir, comunicar e negociar internacionalmente num contexto de diferentes culturas sem incorporar um conjunto de competências interculturais. Sobretudo quando se é a única mulher no Board de uma empresa Emirati altamente tradicional.
Também contribuiu uma boa preparação. O mercado UAE é extremamente competitivo e somos frequentemente testados. Para que o expatriado esteja alinhado com a realidade que irá encontrar, deve conhecer previamente as origens, os valores e os comportamentos a adotar neste quadro cultural.
Às chamadas soft skills, as competências técnicas e de liderança, juntaria as da língua. Nos UAE falam-se cerca de 100 idiomas pelo que o domínio do Inglês é fundamental, bem como o vocabulário básico de Árabe, facilitando a condução de equipas de trabalho multiculturais, ou na comunicação efectiva entre os colegas de diferentes nacionalidades.
Abraçar a experiência é fundamental: fazer o «desmame de Portugal», i.e., desconectar e experimentar a nova vida. Não se pode ir a pensar em voltar. Nem em ficar.
A família é o maior desafio, não o trabalho, especialmente nos UAE.”


Qual o próximo passo no seu percurso profissional?

CBC: “O próximo passo é aproveitar Portugal e o Algarve em particular. Neste momento, tenho o melhor de dois mundos, trabalho em Portugal e viajo imenso em trabalho, embora não descarte nova carreira “lá fora”, até por estar num setor e numa empresa de dimensão internacional.”

Neste encontro foram ouvidos mais testemunhos de profissionais com vivências internacionais, que despoletaram um debate sobre a gestão da rede de contactos e os objetivos a alcançar na etapa seguinte à expatriação.



Escrito por: Cláudia Dias (AESE)