Notícias
Harvard Business Review: Management Tips 2019
Dezembro 27, 2019

Em “Our Favorite Management Tips from 2019”, a equipa do Harvard Business Review destacou alguns conselhos práticos dos quais selecionámos os seguintes:

Melhore o seu Pensamento Crítico

Para tomar boas decisões, é importante pensar de forma crítica. Apesar disso, muitos líderes aceitam a primeira solução que lhes é proposta e não usam o tempo para avaliar o tópicos dos vários ângulos. Para se salvaguardar desses erros, poderá usar um conjunto de estratégias que lhe permitirão aprimorar o seu pensamento crítico. Primeiro, questione as suposições, especialmente quando o risco é elevado. Por exemplo, se está a criar uma nova estratégia de negócio, pergunte: Porque é que este é o melhor caminho? O que é que a investigação diz sobre as nossas expectativas para o futuro do mercado? Em segundo lugar, desafie a lógica. Quando avalia os argumentos, considere se as evidências se baseiam em si mesmas para produzir uma conclusão sólida. A lógica é suportada por dados? Em terceiro lugar, procure perspetivas novas. É tentador confiar no seu círculo interno para pensar sobre estas questões mas isso não será produtivo se todos pensarem da mesma forma. Procure ideias fora da sua bolha, questione diferentes pessoas sobre uma questão e desafie a sua lógica.

Adaptado de “3 Simple Habits to Improve Your Critical Thinking,” de Helen Lee Bouygues

Estabeleça padrões de trabalho saudáveis para a sua equipa

Quando os colaboradores se sentem constantemente demasiado ocupados, isso diminui a sua criatividade, a sua motivação e a sua satisfação no trabalho. Desta forma, os Gestores devem criar padrões de trabalho saudáveis para as suas equipas. Eis algumas ideias de como o fazer: 

  • Dê o exemplo. Deixe que o vejam a parar para almoçar, a fazer pausas fora do escritório e a usar a flexibilidade horária. Não leia e-mails à noite, porque isso dará um sinal de que os seus colaboradores deverão trabalhar fora de horas.
  • Planeie tempo extra. As pesquisas indicam que somos demasiado otimistas quanto ao tempo que demoramos a cumprir uma determinada tarefa. Encoraje a sua equipa a bloquear semanalmente um tempo extra para concluir projetos que tenham ficado para trás. Isso irá ajudá-los a libertar alguns itens da sua lista de tarefas (e dos seus cérebros).
  • Aumente a transparência no que respeita a carga de trabalho. Fale com os seus colaboradores sobre a sua carga de trabalho para ter ideia do que estão a fazer. Use-o para analisar se a equipa necessita de mais recursos ou se deverá parar de fazer determinado tipo de trabalho.

Adaptado de “Preventing Busyness from Becoming Burnout,” de Brigid Schulte


Leia o artigo original aqui.